Apurado pelo site E-Farças
As imagens voltaram a circular nas redes sociais na segunda quinzena de agosto de 2023 e nelas podemos ver desenhos esculpidos em paredes de homens andando de bicicleta. De acordo com o texto que acompanha as imagens, elas teriam sido fotografadas em um templo antigo na Índia, provando que alguns humanos andavam de bicicleta milênios antes da sua invenção. Ou seja, as fotos provam que viajantes do tempo existem de verdade!
Será que isso é verdade?
O alemão Barão Karl von Drais é considerado o inventor da bicicleta pela sua adaptação, em 1817, de um brinquedo chamado celerífero, criado duas décadas antes pelo Conde de Sivrac. O barão instalou um guidão e freios na invenção do conde e essas melhorias se tornaram padrão nas próximas versões no meio de transporte de duas rodas.
A resposta é simples: as esculturas são de uma porta de madeira esculpida na Nigéria, em 1924, por um artista nigeriano chamado Dada Areogun.
O mestre Areogun está entre os mais notáveis escultores documentados da arte histórica Iorubá, e ficou famoso por suas esculturas em porta. Ele também ficou conhecido por suas esculturas religiosas. Suas obras são tão importantes que tem um espaço reservado até no Museu Britânico.
No site especializado em obras de arte Lempertz, a peça está à venda por 20 mil euros e cada uma das cenas entalhadas na madeira está descrita como:
As fotos que mostram um homem andando de bicicleta em uma escultura são, na verdade, parte de uma obra feita em madeira por um artista na Nigéria, em 1924!
..
Veja a apuração completa no site E-Farças