Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem indica o uso de receitas caseiras para prevenir e eliminar a dengue. A primeira delas é uma bebida feita com folha de couve, maçã, suco de limão, alho, meio copo d’água e uma colher generosa de mel. Ele também sugere um chá preparado com diversas plantas, como angico, cavalinha, cipó azougue, cordão-de-frade, crajiru (ou pariri), ipê-roxo, china, sabugueiro, tanchagem, unha-de-gato e urtigão. As alegações são falsas.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Para prevenir e para eliminar a dengue [a receita] é a seguinte: uma folha de couve, uma maçã, suco de meio limão, um dente de alho, meio copo de água e uma boa colherada de mel. Bater tudo no liquidificador, menos o mel. O mel a gente mistura depois. E tomar um copo dessa mistura diariamente durante 12 dias. Depois de 12 dias, basta duas vezes por semana. Isso aqui serve para tanta coisa, tanta coisa, nutre tanto
Não há qualquer comprovação científica que demonstre que as receitas citadas no post tenham eficácia contra a dengue. A recomendação de autoridades sanitárias e especialistas é de ter cautela com “chás milagrosos”. Não há medicamentos eficazes contra a doença — a única terapia recomendada é o manejo clínico, hidratação e tratamento dos sintomas…
Veja a apuração completa no site Lupa