Verificado: Bandeira do orgulho original e máquina de costura usadas para fazer isso?

Apurado pelo site Snopes

Uma postagem arquivada no Tumblr do usuário @dreamycastaway mostra uma foto de uma exposição de museu com o que parece ser a bandeira original do Orgulho do artista Gilbert Baker em 1978, junto com a máquina de costura que ele usou para fazê-la. A bandeira na vitrine contém oito cores, ao contrário das seis que são vistas nas bandeiras modernas do Orgulho. 

De acordo com uma postagem no blog do Departamento de Saúde Mental de Los Angeles, “UMA BREVE HISTÓRIA DE NOSSA BANDEIRA DO ORGULHO LGBTQIA2-S”, turquesa e rosa foram removidos do design original porque tornavam as bandeiras caras para produção em massa.  A postagem afirma: 

Depois de analisar a imagem pela imagem reversa do Google, encontramos a mesma foto  apresentada em um artigo da Metro Weekly intitulado “Newseum’s ‘Rise Up’ e Hamilton’s Newsroom Suite oferecem experiências LGBTQ memoráveis.” Quando comparados, os dois eram essencialmente idênticos. O artigo da Metro Weekly colocou a legenda da foto, ” Exposição Rise Up 2019 no Newseum em Washington, DC” 

A postagem do Tumblr, em outras palavras, foi precisa. 

Uma  postagem no Facebook do The Royal Vauxhall Tavern em 1º de julho de 2019 mostra a mesma imagem da bandeira e da máquina de costura que aparece na postagem do Tumblr. O usuário legendou a foto: “ A bandeira original do Orgulho e a máquina de costura em que foi feita – por Gilbert Baker . Exibida no Oakland Museum of California: Queer California”. 

O site do Oakland Museum of California mostra que a exposição “Queer California: Untold Stories” esteve em exibição de 13 de abril a agosto. 11, 2019…

Veja a apuração completa no site Snopes