Apurado pelo site Le Monde 🇫🇷
Muitas vozes políticas ficaram comovidas com o facto de o alegado assassino do professor Dominique Bernard ter permanecido em território francês em 2014, enquanto a sua família estava sujeita a um processo de expulsão.
Houve algum defeito? É o que defende o Rally Nacional (RN) desde o atentado terrorista com faca que custou a vida do professor francês, Dominique Bernard, na sexta-feira, 13 de outubro. O suspeito, Mohammed Mogouchkov, é um extremista muçulmano russo que quase foi enviado de volta ao seu país em 2014. O presidente do RN, Jordan Bardella, denunciou “falhas em toda a cadeia de responsabilidade” , quando o poder no poder e o seu antecessor garante que a lei foi respeitada.
O código dos direitos dos estrangeiros reserva inúmeras excepções, que beneficiaram o agressor, cuja ficha estava limpa e cuja vigilância não permitiu provar intenções terroristas.
Em 2008, a família de Mohammed Mogouchkov, originária da Inguchétia (região do sudoeste da Rússia onde predomina o islamismo sunita), instalou-se em França, na aldeia de La Guerche-de-Bretagne (Ille-et-Vilaine), a sul de Rennes. Ele tinha então 6 anos. O pai usou todos os meios para tentar obter o estatuto de refugiado, em vão.
Em 2013, seu pedido final de direito de permanência foi recusado pela prefeitura. O casal e seus cinco filhos, incluindo um bebê, foram então colocados em prisão domiciliar. Em 18 de fevereiro de 2014, a polícia de fronteira prendeu a família e transferiu-a para o aeroporto de Roissy para enviá-la de volta à Rússia. Mas a expulsão foi cancelada no último minuto.
Na altura, a imprensa local centrou-se na mobilização de associações de apoio aos imigrantes indocumentados. A decisão teria, no entanto, sido tomada pelas equipas de Manuel Valls, então Ministro do Interior, conforme explicou no domingo, 15 de outubro, na Franceinfo . O seu gabinete “considerou que a família, que ali residia há mais de cinco anos, que tinha filhos na escola desde o CP ou CE1 até ao sexto ano, cumpria os critérios da chamada circular de Valls relativa aos imigrantes indocumentados, às expulsões de crianças …
Veja a apuração completa no site Le Monde 🇫🇷