Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
KIGALI: Uma coligação de organizações de comunicação social ruandesas e a Africa Check , apoiada pela Google News Initiative , estabeleceram uma parceria para verificar informações antes das eleições gerais de julho de 2024 .
O órgão regulador da mídia, a Comissão de Mídia de Ruanda , a Associação de Jornalistas de Ruanda , a organização de mídia New Times Rwanda e a PAX PRESS , uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento de mídia, se uniram para estabelecer uma coalizão de integridade da informação que reunirá editores, jornalistas e meios de comunicação meios de comunicação em Ruanda para apoiar o debate público.
O objectivo da coligação é “garantir que os eleitores obtenham informações precisas para tomarem decisões informadas nas mesas de voto no dia das eleições”. Redações e organizações da sociedade civil são convidadas a aderir à coligação. Estão em curso discussões com outros meios de comunicação ruandeses.
Os ruandeses votarão de 14 a 16 de julho de 2024, para eleger o presidente da república e os parlamentares. A coligação avançou antes do período oficial da campanha que começou em 22 de junho de 2024.
“Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade colaborativa local para fornecer aos ruandeses informações precisas e fiáveis e para combater a desinformação e a desinformação antes das eleições de julho”, disse Edmund Kagire, comissário da Comissão de Comunicação Social do Ruanda (RMC). “Começaremos com eleições e expandiremos para outros temas importantes, como a saúde, o ambiente, a economia e as alterações climáticas, fornecendo informações fiáveis para impulsionar o desenvolvimento sustentável.”..
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦