Verificado: As maiores fakes robóticas da história?

Apurado pelo site E-Farças

Descubra aqui no E-farsas os maiores casos de supostos robôs e autônomos que fizeram grande sucesso, mas que se revelaram grandes farsas!

Se você tava fora da internet em 2024, perdeu o fiasco que foi a apresentação do super robô autônomo prometido por Elon Musk a seus acionistas. O robô é muito bacana, de fato, mas ele não é autônomo como prometido. Tinha algumas pessoas operando eles de longe… 

Que pena!

Mas o bilionário Elon Musk não foi o primeiro a tentar vender um robô como se fosse autônomo. Na história da humanidade, diversos inventores e empresas também tentaram enganar o público. Conheça alguns exemplos no vídeo de hoje:

 

Criado pelo inventor francês Jacques de Vaucanson, o Pato Digestivo era um pequeno robô autômato que comia grãos, fazia a digestão e depois incrivelmente ainda fazia cocô daquela refeição! 

Sucesso retumbante na época, o pato robô foi exposto em várias feiras no mundo todo, até descobrirem que ele era uma farsa. Na verdade, ele engolia a comida e um compartimento separado dos excrementos falsos, que eram liberados após sua falsa digestão.

De fato, uma bela obra de engenharia que, mesmo não digerindo a comida como prometia, fez com que Jacques de Vaucanson fosse nomeado inspetor de tecelagens de toda a França, em 1741, ajudando a automatizar os processos de tecelagem. Em menos de 3 anos, ele apresentou os primeiros teares totalmente automatizados. 

Esse robô foi construído em 1770 pelo alemão Wolfgang von Kempelen e prometia jogar xadrez com qualquer humano como se fosse um mestre enxadrista.

O turco mecânico, como foi batizado, ficou famoso por mais de 80 anos, apresentado em diversas exibições e fazendo um grande sucesso mundo afora. Inclusive, o Turco Mecânico venceu vários enxadristas famosos, como Benjamin Franklin e Napoleão Bonaparte.

Além de jogar igual a um humano, o robô também “era programado” para realizar um tipo de quebra-cabeça chamado giro do cavalo, onde o jogador tem que ocupar cada casa de um tabuleiro de xadrez com um cavalo exatamente uma vez…

Veja a apuração completa no site E-Farças