Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: Duas imagens amplamente partilhadas nas redes sociais na Nigéria são de um ataque a uma igreja em 2022. Não são do rescaldo do ataque na véspera de Natal no estado de Plateau em 2023, no qual mais de 150 pessoas foram mortas.
A postagem de 27 de dezembro diz , em parte: “Novas fotos de dentro de uma igreja onde no Natal os cristãos foram massacrados em nome de Alá. Cerca de 150 mortos foram confirmados até agora, propriedades e fazendas foram saqueadas e queimadas. Isto está no mesmo nível do que o Hamas fez, mas os MSM e os fãs dançantes do Hamas ocidental ignoram.”
MSM é uma abreviação de mídia convencional.
Supostos terroristas lançaram um ataque em 24 de Dezembro, matando mais de 150 pessoas e deslocando mais de 10.000 pessoas. Os ataques afetaram 17 comunidades no estado e oito suspeitos foram presos até o momento da publicação, segundo um porta-voz da polícia.
As redes sociais estão inundadas de informações sobre o acontecimento e é neste contexto que os utilizadores do Facebook partilham duas imagens, alegadamente do local do ataque no estado de Plateau. A primeira foto mostra o interior de uma igreja e a outra mostra um piso de cerâmica manchado de sangue…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦