Apurado pelo site E-Farças
O vídeo de pouco mais de um minuto de duração começou a circular através das redes sociais e de grupos do WhatsApp na segunda semana de setembro de 2023. Nele, uma mulher se apresenta como presidente de uma ONG e faz uma denúncia grave.
Segundo ela, as doações feitas para as vítimas das enchentes na cidade de Lajeado (RS) estão retidas até a visita do presidente Lula ao local. A mulher afirma que Lula só irá liberar as doações após tirar fotos e fazer vídeos fazendo a distribuição!
Será que isso é verdade ou mentira?
Logo após a disseminação do vídeo, várias entidades envolvidas com a arrecadação e distribuição de donativos para as vítimas das enchentes em Lajeado se pronunciaram e desmentiram a suposta denúncia da mulher.
A Defesa Civil, por exemplo, emitiu uma nota explicando que as doações estão sendo repassadas normalmente e que as informações passadas através de grupos de WhatsApp são completamente falsas.
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) também desmentiu o assunto em seu perfil no Twitter e afirmou também que o Governo Federal destinou R$ 741 milhões para atender às cidades atingidas pelas enchentes:
Em seu perfil no Instagram, a prefeitura de Lajeado também se manifestou, explicando que as doações continuam sendo recebidas e repassadas para quem estiver cadastrado:
..
Veja a apuração completa no site E-Farças