Verificado: Ao negociar a libertação de americanos detidos no estrangeiro, ‘(eu) não dei NADA ao país adversário – e nunca qualquer dinheiro’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Depois de uma histórica troca de prisioneiros em 1º de agosto entre os EUA, a Rússia e outros países, o ex-presidente Donald Trump questionou os detalhes e comparou-os com os acordos que fez durante a sua presidência.

“Então, quando eles vão divulgar os detalhes da troca de prisioneiros com a Rússia? Quantas pessoas teremos contra eles? Também estamos pagando-lhes em dinheiro?” Trump escreveu em 1º de agosto no Truth Social . “Recuperei muitos reféns e não dei NADA ao país adversário – e nunca nenhum dinheiro. Fazer isso é um mau precedente para o futuro.” 

Três cidadãos americanos estavam entre os libertados : o fuzileiro naval norte-americano Paul Whelan, que esteve preso na Rússia durante quase seis anos; o repórter do Wall Street Journal, Evan Gershkovich, que estava preso na Rússia há mais de um ano; e Alsou Kurmasheva, jornalista da Radio Liberty detido em outubro de 2023.

Em troca dos prisioneiros detidos na Rússia, os EUA e outros países libertaram oito prisioneiros , incluindo Vadim Krasikov , que cumpria pena de prisão perpétua na Alemanha por homicídio. O conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, disse que os EUA não trocaram dinheiro no acordo…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸