Apurado pelo site Radio Canada 🇨🇦
Desde maio, uma rede de pelo menos 500 páginas do Facebook geridas principalmente a partir do Vietname tem utilizado artigos plagiados e estratégias de distribuição duvidosas para gerar milhões de cliques e arrecadar receitas publicitárias, com total impunidade, mesmo que as suas práticas violem diversas regras desta rede social. . Além do mais, seu vasto público poderia ser usado para fins políticos, teme um ex-funcionário da Meta que conhece o funcionamento interno da plataforma, bem como um especialista entrevistado pelos Décrypteurs .
No centro deste esquema está a compra de milhares de anúncios no Facebook. Eles são usados para construir audiências para essas centenas de páginas, especializadas em diversas áreas de interesse, como animais, religião, carros, esportes, fenômenos paranormais e mulheres de biquíni. As páginas então compartilham artigos totalmente plagiados que enfocam esses mesmos temas, a fim de gerar o máximo de cliques e receita publicitária. Alguns dos artigos também parecem ter sido gerados por chatbots como o ChatGPT.
Se você gosta de cachorros, clique no polegar abaixo , se você gosta de carros esportivos, clique no polegar abaixo ou se você gosta de Jesus, clique no polegar abaixo : todos os anúncios usam a mesma fórmula, em inglês, para atrair público.
Desde maio, vimos dezenas de milhares de anúncios ativos que seguem esse estilo na biblioteca de anúncios do Facebook. (Nova janela)sem falar que centenas de novos anúncios – e dezenas de novas páginas – continuam aparecendo todos os dias.
E são fáceis de encontrar: basta fazer uma busca com as palavras pressione o polegar.na biblioteca de publicidade para obter milhares de resultados.
Só em maio, 75 dos sites vietnamitas que compõem esta rede geraram mais de 9 milhões de cliques, segundo dados da empresa de análise SimilarWeb . E este é apenas um retrato muito parcial da rede que, na verdade, poderia ser muito maior…
Veja a apuração completa no site Radio Canada 🇨🇦