Verificado: Ángel Marcano: Em 95% dos setores populares do estado Bolívar, as pessoas nem sabiam que havia eleições primárias

Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪

Por José Rivas 

Depois das eleições primárias da oposição e da vitória da líder María Corina Machado, diferentes membros do governo de Nicolás Maduro minaram o processo cujo objetivo era eleger um candidato unitário. Descreveram-no como uma fraude e como uma votação com pouca participação.

Neste contexto, o governador do estado de Bolívar, Ángel Marcano, destacou em conferência de imprensa que: “ Em 95% dos setores populares do nosso estado de Bolívar, as pessoas nem sabiam que havia eleições primárias ”.

Ao contrário do que informou a Comissão Nacional Primária (CNdP), Marcano afirmou que a participação não ultrapassou os 600 mil eleitores no país e os 30 mil eleitores no estado de Bolívar.

O processo de verificação realizado pela equipa do Cotejo.info mostrou que a afirmação do governador é meia verdade , uma vez que não existem dados numéricos fiáveis ​​que permitam medir o volume de participação nos sectores populares. Estão disponíveis apenas resenhas jornalísticas e imagens captadas no dia do evento, bem como os depoimentos de quem participou.

Antes de 22 de outubro, a Comissão Primária Nacional informava que iriam instalar 3.106 centros em 97,5% das freguesias do país, ou seja, 1.113 das 1.141 freguesias…

Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪