Apurado pelo site UOL Confere
Anúncios fraudulentos no Facebook usam o nome das empresas Amazon, Shopee e Shein para oferecer falsas propostas de emprego. Em muitos casos, chegam a cobrar os candidatos por alguma taxa, cadastro ou “tarefas” e prometem remuneração imediata. São golpes.
O UOL Confere recebeu pedidos de checagens pelo WhatsApp (11) 97684-6049 de publicações desse tipo.
Saiba como identificar e onde buscar informações confiáveis sobre recrutamento nessas empresas.
Há registros de denúncias no Reclame Aqui de empresas que se passam por recrutadoras da Amazon, e fazem contato com candidatos pelas redes sociais.
Em vídeo enviado ao UOL Confere, o líder de Recursos Humanos da Amazon no Brasil, Fabiano Arroyo, afirmou que a empresa está ciente do crescimento de tentativas de golpe de falsas propostas de emprego e orienta que os candidatos busquem os canais oficiais da empresa:
“Nós temos notado com bastante atenção e com bastante critério as tentativas de golpes, que têm crescido bastante, de recrutadores ou supostos recrutadores que enviam mensagens SMS ou WhatsApp com o nome da nossa empresa, pedindo informações confidenciais ou que o candidato ligue em um determinado número de telefone ou clique em um determinado link para poder participar dessas oportunidades de emprego. Nós reforçamos que nós não fazemos contato através de SMS ou WhatsApp. Nossos processos são realizados através das nossas ferramentas oficiais”. Fabiano Arroyo, líder de RH da Amazon no Brasil
A Amazon listou dicas para que o candidato possa se certificar de que a vaga é real. Veja abaixo:
Todas as informações sobre vagas de emprego e recrutamento na Shein são divulgadas exclusivamente no LinkedIn (veja aqui)…
Veja a apuração completa no site UOL Confere