Verificado: Alerta gráfico falso! A governadora queniana, Anne Waiguru, não disse que a região do Monte Quênia cortou laços com o presidente William Ruto

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Um gráfico que circula no Facebook atribui uma declaração polêmica à governadora de Kirinyaga, Anne Waiguru. De acordo com o gráfico, Waiguru disse que o Monte Quénia – uma área de influência para alguns dos grupos étnicos mais populosos do Quénia – tinha cortado relações com o presidente William Ruto.

A região do Monte Quénia inclui condados como Nyeri, Kirinyaga, Embu, Meru, Tharaka Nithi, Kiambu, Murang’a e Laikipia. A região é um importante centro político no Quénia e um bloco eleitoral crucial, tendo produzido os dois últimos presidentes do Quénia – Mwai Kibaki e Uhuru Kenyatta .

A região apoiou amplamente Ruto nas eleições gerais de agosto de 2022. É representado na presidência pelo vice-presidente Rigathi Gachagua.

O condado de Kirinyaga fica a 100 quilómetros de Nairobi, capital do Quénia. 

O gráfico diz : “A nossa relação política com o presidente William Ruto como região parece estar a chegar ao fim. Não podemos manter uma coligação ou acordos onde não somos respeitados. É claro que o monte Quénia foi enganado. seu novo confidente, PM Raila Odinga.MT Quênia traçará seu próprio caminho até 2027. Foi outro longo golpe.”..

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦