Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
O ex-presidente prometeu criar um departamento focado na elaboração de políticas de segurança de longo prazo. Porém, durante a gestão da Frente de Todos, não foi criado nenhum novo conselho nem foi enviado ao Congresso um projeto de lei para sua criação.
Durante o debate presidencial de 2019, o então candidato e agora ex-presidente prometeu criar uma agência multipartidária focada na concepção de políticas de longo prazo sobre segurança dos cidadãos.
Porém, durante a gestão da Frente de Todos não foi criado nenhum novo conselho com essas características nem foi enviado ao Congresso um projeto de lei para sua criação.
O Conselho de Segurança Interna existe desde 1991 e reúne autoridades nacionais e provinciais. Conforme explicado oficialmente, o governo da Frente de Todos procurou fortalecer esta organização.
“Propomos a criação de um Conselho de Segurança para que o problema de segurança deixe de ser um problema de um governo e passe a ser um problema de todos. Que seja uma política de estado. Que todos os que têm a ver com o assunto se envolvam nesse Conselho de Segurança”, disse o então candidato e agora ex-presidente Alberto Fernández em 2019, quando participou no debate presidencial de 2019.
A ideia de criar um órgão encarregado de desenhar as políticas de Segurança esteve presente na campanha e nas primeiras semanas de gestão da Frente de Todos, mas foi posteriormente posta de lado e não se registaram progressos nesse sentido. Conforme informou o Ministério da Segurança Nacional ao Chequeado , foi decidido fortalecer o trabalho do Conselho de Segurança Interna, organização que já existia desde 1991…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷