Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: Na sequência de um relatório investigativo, surgiram várias alegações online acusando a Comissão Nacional de Gestão de Identidade da Nigéria de vender dados de cidadãos. Mas a agência negou envolvimento no vazamento de dados.
A organização jornalística sem fins lucrativos disse que o site monetizou a recuperação de Números de Identificação Nacional (NINs) e outros dados pessoais.
Da mesma forma, a Paradigm Initiatives, uma organização sem fins lucrativos de inclusão digital, alertou em Junho que vários websites não autorizados alegam armazenar e aceder a informações pessoais e financeiras sensíveis dos nigerianos “por apenas 100 nairas”.
Estes relatórios, juntamente com um aviso da Comissão Nacional de Gestão de Identidades (NIMC) nomeando vários dos sites de phishing culpados , receberam ampla cobertura mediática .
O NIMC desempenha um papel fundamental para garantir que a Nigéria tenha um sistema de gestão de identidade fiável e seguro para apoiar a governação, a segurança e a prestação de serviços…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦