Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: Um gráfico alterado com uma manchete sensacionalista alega que a agência de segurança dos EUA planeia iniciar uma “guerra” na província de KwaZulu-Natal, na África do Sul, e enquadrar o novo partido político de Jacob Zuma por isso. Embora tenham sido destacados agentes de protecção pública para a província em caso de agitação, não há provas de guerra ou de envolvimento da CIA, e a manchete é uma invenção.
O gráfico foi postado em várias páginas e perfis de grupos populares no Facebook e no X , anteriormente Twitter. (Nota: Veja outros exemplos da reivindicação no final deste relatório).
Mas o título do gráfico foi alterado e não há provas que apoiem a afirmação. Aqui está o que sabemos.
Na semana seguinte às eleições nacionais da África do Sul, em 29 de Maio de 2024, informações falsas têm florescido online . O Congresso Nacional Africano ou ANC, que dominou o cenário político desde as primeiras eleições democráticas em 1994, não conseguiu obter a maioria dos votos. O apoio a outros partidos líderes, incluindo a Aliança Democrática e os Combatentes pela Liberdade Económica, estagnou ou caiu…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦