Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem afirma que a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) foi obrigada, por medida judicial, a instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) no estado. Falta Contexto.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Nesta segunda-feira 7, a Assembleia Legislativa da Bahia foi obrigada a instalar a comissão parlamentar de inquérito para investigar a atuação do MST no estado. A instalação da CPI ocorre após o Tribunal de Justiça da Bahia conceder mandado de segurança ao deputado estadual Leandro de Jesus do Partido Liberal, autor do requerimento de criação da comissão. Na decisão, a corte determinou um prazo de 15 dias para cumprir a medida, estipulou multa diária de 10.000 em caso de descumprimento
O Tribunal de Justiça da Bahia, de fato, obrigou a instalação do inquérito parlamentar através de uma liminar concedida pelo desembargador Cassio José Barbosa de Miranda no dia 31 de março deste ano. No entanto, no último dia 12, o plenário do Tribunal decidiu rejeitar o pedido de instalação de CPI do MST na Assembleia Legislativa do estado. A decisão foi apertada — 10 votos pela rejeição contra 9 pela instalação da comissão…
Veja a apuração completa no site Lupa