Verificado: ‘A violência armada é a principal causa de morte de universitários nos EUA’

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Depois que um atirador na Universidade Estadual da Flórida matou duas pessoas e feriu pelo menos outras seis, um grupo de defesa publicou uma publicação sobre mortes por armas de fogo.

“A violência armada é a principal causa de morte de universitários nos EUA”, publicou a Moms Demand Action, parte da organização de prevenção à violência armada Everytown for Gun Safety, em 17 de abril no Threads . “Nossos jovens merecem algo melhor.” 

De acordo com especialistas em saúde e os dados mais recentes, a afirmação é precisa para mortes relacionadas a armas de fogo nessa classe de jovens. 

A Everytown for Gun Safety lançou um relatório de 2023 citando dados de 2021 dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças mostrando que armas de fogo são o principal mecanismo de morte para pessoas de 18 a 25 anos. A porta-voz da Everytown for Gun Safety, Katie Wertheimer, também destacou um artigo de 2022 publicado no periódico Pediatrics que concluiu que “armas de fogo são a principal causa de morte em crianças e jovens de 0 a 24 anos nos Estados Unidos”.

O PolitiFact consultou o Sistema de Consulta e Relatório de Estatísticas de Lesões do CDC, baseado na web, para obter dados sobre as mortes por lesões mais recentes entre 18 e 25 anos. Em 2023, as armas de fogo foram o mecanismo responsável pelo maior número de mortes nessa faixa etária, com 8.086. Para as idades de 24 e 25 anos, a intoxicação por drogas foi a principal causa…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸