Verificado: A vida sob a AD no Cabo Ocidental: verificação dos factos sobre as afirmações do partido da oposição sul-africana sobre governação

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

Embora a última taxa de desemprego oficial no Cabo Ocidental seja de 20,2%, isso não significa que “oito em cada 10” pessoas na província estejam empregadas. E é enganador dizer que a província foi responsável por 78,9% de todos os empregos na África do Sul nos últimos cinco anos. 

Antes das eleições nacionais marcadas para 29 de Maio de 2024, o líder do partido John Steenhuisen advertiu o que chama de “partidos mercenários” que desafiam a liderança da DA no Cabo Ocidental. 

Em vez de estarem “em oposição à oposição”, argumentou Steenhuisen , os partidos políticos como a Aliança Patriótica , o GOOD e o Rise Mzansi deveriam concentrar a sua atenção noutras províncias. Isto ocorre porque a promotoria tem um histórico comprovado no Cabo Ocidental, afirmaram  ele e outros representantes do partido .

O partido está a cumprir questões-chave como o desemprego, o acesso a serviços básicos e a criminalidade? Neste relatório, analisamos cinco afirmações que a Procuradoria fez sobre o seu desempenho na província.

Contudo, isto não significa que 80% das pessoas estivessem “empregadas”. A Stats SA considera uma pessoa desempregada se não tivesse emprego no momento da pesquisa, mas estivesse ativamente procurando trabalho e estivesse disponível para trabalhar, ou estivesse prestes a começar um novo emprego em uma data definida no futuro…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦