Verificado: A versão de que Elon Musk comprou a CNN circulou em outubro de 2024 e teve origem em um site de sátira

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Circulou no mês passado que o dono do X estava supostamente interessado em adquirir a CNN. No entanto, a postagem teve origem em um site que – segundo sua própria descrição – publica “as últimas notícias falsas”. Esta suposta notícia foi mencionada esta semana pelo presidente Javier Milei. O Chequeado não conseguiu encontrar provas ou declarações públicas de Musk ou do Governo que apoiassem esta informação. A CNN negou.
Na rede social Threads, circulou no mês passado que o dono do X estaria supostamente interessado em adquirir a CNN. No entanto, a postagem teve origem no SpaceXMania, um site que – segundo sua própria descrição – publica “as últimas notícias falsas”.

A versão voltou a estar no centro da cena esta semana após as declarações do presidente Javier Milei após a vitória de Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos.

No entanto, até à publicação desta nota, o Chequeado não conseguiu encontrar provas ou declarações públicas de Musk ou do Governo que apoiassem a referida informação. Da CNN afirmaram: “Não há verdade nos rumores sobre uma venda ou mudança de propriedade da CNN”.

“Elon Musk supostamente está de olho na aquisição da CNN: ‘Vou consertar a mídia, uma rede de cada vez’”, afirma uma postagem no Threads de 20 de outubro de 2024.

Esta afirmação teve origem no SpaceXMania , um site que publica – como o próprio site descreve – “as últimas notícias falsas”. Na verdade, a manchete da notícia falsa é idêntica à afirmação na postagem do Threads. Mas, ao contrário da publicação, a história é rotulada como “sátira”.

A mídia americana de verificação de fatos, PoliticFact, negou o conteúdo viral deste artigo …

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷