Verificado: A Venezuela fechou temporariamente as suas fronteiras para as eleições de 28 J?

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

Chegou a EsPaja uma imagem do que parece fazer parte de uma resolução onde se lê que são emitidas instruções para “estabelecer o encerramento da circulação fronteiriça de pessoas, tanto terrestres, aéreas e marítimas, bem como a passagem de veículos das 00h01 de sexta-feira, 26 de julho de 2024, até às 8h00 de segunda-feira, 29 de julho de 2024 (…) por ocasião das eleições presidenciais de 28 de julho de 2024.” A informação é verdadeira, mas o horário para levantar o encerramento não é às 8h do dia 29, mas sim às 23h59.

A captura da imagem está rodando no WhatsApp desde a manhã desta sexta-feira, 26, de forma isolada, sem que o corpo inteiro da resolução seja mostrado.  Segundo o monitoramento da Internet, a fronteira com a Colômbia foi fechada , o que surpreendeu quem estava do lado colombiano, pois inicialmente havia sido indicado que não haveria tal fechamento.

EsPaja constatou que no caso do espaço aéreo as operações aeronáuticas comerciais estavam se desenvolvendo com total normalidade.

Questionado pela EsPaja sobre o fechamento da fronteira, Nicola Furnari, empresário e sindicalista do setor turístico, disse que (a medida é adotada devido a) uma questão de segurança que sempre foi aplicada e desta vez gerou mais polêmica ou preocupação, mas é sempre reforçou a questão das fronteiras e é certamente porque com as fronteiras terrestres existe um risco maior de uma possível intervenção militar de outros países vizinhos. Por outro lado, com a questão aeronáutica há controles de pré-embarque em outros países e o número também é mais limitado, assim como a capacidade de transporte e armamento. Mas os voos estão planejados para serem mantidos regularmente. Não há nenhuma modificação na questão da aviação comercial. Em outras ocasiões, o tráfego de aeronaves privadas foi restringido”, comentou Furnari…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴