Apurado pelo site Newtral 🇪🇸
A Comissão Europeia nega a sua ligação à alegada medida para reduzir o consumo de vestuário para três peças por pessoa por ano
Está a circular nas redes sociais uma mensagem a acusar a UE de tentar limitar o consumo de vestuário a apenas três peças por pessoa por ano, seguindo os supostos objetivos da Agenda 2030. A mensagem, publicada por uma conta no Twitter que habitualmente espalha desinformação, é acompanhada por uma hashtag que diz URGENTE.
“O comunismo. Essa é a esquerda que temos na Europa”, “O que está por vir é assustador” ou “Pior que o comunismo, é isso que está por vir”, são alguns dos comentários dos usuários do Facebook que compartilham o tweet viral.
No entanto, é uma farsa. A Comissão Europeia negou ao Newtral.es que esteja planejando implementar uma medida dessas características e qualifica as mensagens virais como “infundadas e falsas”. A UE não propôs nenhuma iniciativa que implique a limitação do consumo de vestuário, embora tenha recomendado trabalhar no design e na durabilidade dos produtos têxteis, bem como na sensibilização do consumidor, como se pode constatar num artigo publicado na sua página web .
Além da mensagem viral que estamos verificando e que circula desde 29 de julho, algumas mensagens mais antigas são acompanhadas por algumas tabelas que correspondem a um estudo da Universidade de Leeds, do grupo climático C40 e da empresa ARUP e no qual o uso de até três novas peças de vestuário por pessoa por ano é levantada como um cenário potencial para 2030. No entanto, este relatório não se refere à União Europeia, mas propõe as medidas que considera necessárias para reduzir a temperatura média global em 1,5 graus. Ou seja, são conclusões de um grupo de pesquisa e não são decisões vinculativas…
Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸