Apurado pelo site Facta 🇮🇹
Em 3 de agosto de 2023, foi postado no Facebookuma postagemque contém uma alegada declaração deOleksiy Reznikov, Ministro da Defesa da Ucrânia. Reznikov, referindo-se aos cidadãos de origem ucraniana no Canadá, teria dito que «agora, quando a pátria histórica precisa deles, eles devem estar aqui. Eles são cidadãos canadenses, mas principalmente ucranianos. Pediremos ao governo canadense que nos envie, extradite-os se necessário, 30.000 homens em idade militar.
Esta é uma notícia infundada, que não está refletida em nenhum jornal e em nenhumdeclaração oficialdo Ministério da Defesa da Ucrânia.
A declaração inventada foi em vez dissoPublicadosoriginalmente em 28 de julho de 2023 em um canal do Telegram em russo queconcluirconteúdo irônico e satírico. Na partilha original, a falsa declaração atribuída a Reznikov é acompanhada por várias hashtags que esclarecem o caráter irónico do conteúdo.
Chegamos recentemente ao Facta.newsocupadode mais uma história falsa sobre Oleksiy Reznikov e a suposta compra de uma villa em Cannes, França, por sua filha.
..
Veja a apuração completa no site Facta 🇮🇹