Verificado: A tecnologia Starlink de Elon Musk manipulou votos na eleição de 2024 para beneficiar Donald Trump.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Alguns usuários de mídia social afirmam ter encontrado uma explicação para a derrota eleitoral da vice-presidente Kamala Harris em 2024. Eles dizem que a tecnologia Starlink do bilionário Elon Musk manipulou votos para beneficiar o presidente eleito Donald Trump.

A Starlink é uma provedora de internet que usa satélites para fornecer conectividade; é uma subsidiária da empresa de voos espaciais comerciais de Musk, a SpaceX.

“O Starlink de Musk carregou votos em estados indecisos”, disse uma postagem do Threads de 10 de novembro . “Eleitores de estados indecisos foram para o Democrata, mas Trump no topo? Improvável. Satélites Starlink explodindo, destruindo evidências.”

A Starlink ganhou as manchetes nas últimas semanas quando a empresa distribuiu equipamentos para ajudar as pessoas a recuperar o acesso à internet em áreas atingidas por furacões. Para alguns, essa medida foi mais uma prova da conspiração.

“Os russos têm acesso aos terminais Starlink e, portanto, aos satélites. Os russos são hackers conhecidos”, disse outra postagem do Threads de 10 de novembro . “Elon Musk e o governo dos EUA enviaram terminais Starlink para a Flórida, Geórgia, Carolina do Norte e do Sul, Tennessee, Kentucky, Virgínia e Virgínia Ocidental devido aos furacões.”..

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸