Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Usuários do Facebook ( 1 , 2 , 3 ) e grupos pró-governo compartilharam esta semana uma captura de tela com a manchete “ PALOMA VALENCIA BENEFICOU PARENTES COM A LEI 1.797 DE 2016 PARA ENRIQUECER ”, na qual os textos dizem “ continue investigando o EPS e continuará encontrar os uribistas na vanguarda ” e “ A sogra de Paloma Valencia também se beneficia dos governos como proprietária de um IPS ”.
A imagem captura uma postagem de 11 de março de 2023, data próxima a postagens semelhantes de usuários X @XPost1A e @DrHerSigenMoAl , conhecidos desinformadores pró-governo que verificamos ( 1 , 2 ).
Foi também em abril do ano passado que publicamos “ Paloma Valencia foi coautora da Lei 1.797, mas não beneficia a clínica da sogra ‘com contratos de EPS’ ”, na sequência de um vídeo no TikTok do usuário @ hadashagaharcispi que acusou Paloma Valencia de legislar a favor de seus sogros.
O reaparecimento da desinformação ocorreu nos dias anteriores à terça-feira, 2 de abril, quando foi retomado o debate sobre o projeto de reforma sanitária proposto pelo governo de Gustavo Petro na Sétima Comissão Constitucional do Senado. Uma discussão que levou ao colapso definitivo da iniciativa na última quarta-feira, 3 de abril.
Embora a imagem da senadora Valencia seja utilizada para aludir à oposição do Uribismo à iniciativa, e embora tenha sido uma voz crítica ao governo e à Reforma Sanitária , ela não teve participação direta nos acontecimentos acima mencionados, visto que faz parte da Primeira Comissão e não da Sétima Comissão , onde estão seus copartidários Honorio Henríquez e Alirio Barrera, do Centro Democrático…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴