Apurado pelo site Snopes
Em 16 de fevereiro de 2024, a morte do oponente mais declarado e formidável do presidente russo Vladimir Putin , Alexei Navalny, foi anunciada pelo serviço penitenciário russo. O ex-advogado tinha 47 anos e cumpria pena de 19 anos de prisão sob a acusação de extremismo numa colónia penal isolada acima do Círculo Polar Ártico.
O aviso, divulgado pelo serviço penitenciário da região de Yamalo-Nenets e traduzido do russo pela Reuters , dizia o seguinte:
O aviso indicava que foi atualizado pela última vez às 14h19 do dia 16 de fevereiro.
De acordo com o ex-assessor do Ministro de Assuntos Internos da Ucrânia, Anton Gerashchenko, este aviso foi publicado apenas dois minutos após sua morte ter ocorrido. “De acordo com a mídia russa, Navalny começou a se sentir mal por volta das 13h”, escreveu Gerashchenko no X (antigo Twitter). “Os médicos tentaram ressuscitá-lo, mas Navalny morreu às 14h17”
Gerashchenko não citou que mídia russa específica fez essa afirmação e, em 16 de fevereiro, não foi possível confirmar a hora oficial da morte de Navalny. Portanto, classificamos esta afirmação como “Não comprovada”. Se mais informações sobre os detalhes de sua morte forem confirmadas, esta história será atualizada de acordo.
Embora muitos líderes mundiais – incluindo o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, o chanceler alemão Olaf Scholz e o presidente dos EUA Joe Biden – apontassem publicamente Putin como a causa da morte de Navalny; de acordo com a Associated Press , seus associados não haviam (até o momento desta redação) recebido confirmação independente de sua morte. A esposa de Navalny, Yulia Navalnaya, disse que não sabia se devia acreditar na notícia de sua morte porque “não podemos confiar em Putin e no governo Putin. Eles sempre mentem”…
Veja a apuração completa no site Snopes