Apurado pelo site Reuters
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, não postou na plataforma de mídia social X dizendo que seu governo estava aprovando uma “Lei de Existência Digital” devido à disseminação de uma nova variante do coronavírus. Capturas de tela virais resultam de uma conta de imitador que se descreve como uma paródia.
A captura de tela da postagem no X, anteriormente conhecido como Twitter, foi compartilhada sem o contexto de que era de uma conta paródia no Instagram ( bit.ly/48fzD0f ) e no TikTok ( bit.ly/48ddLCL ).
A captura de tela mostra uma postagem X com Trudeau na imagem do perfil que diz: “A variante Eris está se espalhando pelo mundo e meu governo está pronto para agir. É por isso que estamos aprovando a “Lei da Existência Digital.”” ( archive.ph/v621t )
Usuários confusos responderam na seção de comentários dizendo: “Por favor, explique como a moeda digital impede um vírus” e: “Isso é real? Ele realmente twittou isso?
A postagem não está visível na conta X oficial de Trudeau e não há evidências de que a suposta “Lei de Existência Digital” seja real…
Veja a apuração completa no site Reuters