Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽
A Organização Mundial da Saúde (OMS) não pediu aos governos mundiais que se preparassem para um “megaconfinamento” causado pela mpox (varíola dos macacos), esse falso ditado vem de uma mídia americana que frequentemente espalha desinformação .
Embora a OMS tenha declarado a mpox uma emergência de saúde pública internacional em 14 de agosto , nem a organização nem o diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus a categorizaram como uma pandemia ou impuseram medidas preventivas como o confinamento, como afirmado nas redes sociais.
Leia também: 5 pontos-chave para entender o que é Mpox, causas, infecções e sintomas
Apenas o diretor-geral da OMS pode declarar uma emergência sanitária deste tipo, com o parecer de um comité de especialistas, que segue o Regulamento Sanitário Internacional (RSI), que esclarece que a OMS não tem competência para impor qualquer medida sanitária, tal como confinamentos ou qualquer outro tipo de restrição à população de qualquer país.
Por esta razão, a OMS só pode fazer recomendações temporárias aos estados membros e aos estados partes da organização que não sejam juridicamente vinculativas.
As restrições e medidas de prevenção são determinadas por cada país, que é aconselhado a ter em conta as recomendações da OMS…
Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽