Apurado pelo site Snopes
Em 12 de fevereiro de 2024, um usuário do X (antigo Twitter) com o identificador @MarioNawfal fez uma postagem ( arquivada ) que afirmava que o número de migrantes que tentavam entrar ilegalmente nos Estados Unidos havia aumentado dez vezes ao longo de sete anos. O usuário incluiu dados dos anos de 2017 a 2024. A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) foi citada como fonte das estatísticas.
A postagem recebeu mais de 24 milhões de visualizações e foi copiada e colada por muitos outros usuários. Ele dizia o seguinte:
É verdade que estes eram números reais relativos a encontros de migrantes na fronteira que apareceram no website do CBP . Contudo, os números dos primeiros quatro anos foram retirados de um conjunto de dados diferente dos dos quatro anos mais recentes, resultando numa descrição imprecisa da dimensão global do aumento.
O verdadeiro aumento da imigração ilegal para os EUA entre os anos fiscais de 2017 e 2023 foi um crescimento de cerca de seis vezes, e não dez vezes — de 526.901 para 3.201.144. Os dados do CBP mostraram números muito mais elevados de encontros fronteiriços com migrantes que tentaram entrar no país durante a administração do presidente dos EUA, Joe Biden, do que durante o mandato do ex-presidente Donald Trump.
Os números incluídos nas postagens no X de 2017 a 2020 refletiram o número de encontros relatados apenas pela Patrulha de Fronteira dos EUA. Entretanto, os números de 2021 a 2024 foram obtidos do número total de encontros relatados pela Patrulha de Fronteira e pelo Gabinete de Operações de Campo. Ambas são agências do CBP.
Além disso, o número incluído nas postagens em X para “2024 até agora” – bem como os números de todos os outros anos – fazia referência ao ano fiscal do CBP. Cada ano fiscal começa em 1º de outubro do ano civil anterior, o que significa que os dados do ano fiscal de 2024 começaram em 1º de outubro de 2023…
Veja a apuração completa no site Snopes