Verificado: A imagem de soldados israelenses está se tornando viral com alegações enganosas.

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

Quatro soldados israelenses foram mortos e 58 ficaram feridos em um ataque de drones do Hezbollah contra uma base do exército no norte de Israel em 13 de outubro de 2024. Nesse contexto, uma imagem de alguns soldados sentados no chão com suas cabeças baixas se tornou viral nas redes sociais, alegando ser uma imagem de soldados israelenses chorando após o ataque do Hezbollah. Compartilhando a imagem no Facebook, os usuários escreveram: “ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Soldados israelenses estão supostamente “chorando, muito”, como previsto por Hassan Nasrallah do Hezbollah antes de seu martírio”.

Link do Facebook | Link arquivado .

s

Começamos nossa investigação conduzindo uma busca reversa de imagens no Tin Eye. Isso nos levou ao site de imagens de stock Alamy , onde a imagem viral pôde ser vista. A descrição da imagem dizia: “Soldados do exército israelense esperam enquanto especialistas do exército inspecionam um túnel encontrado em uma casa durante uma operação do exército no campo de refugiados de Rafah, adjacente à cidade palestina de Rafah, próximo à fronteira egípcia no sul da Faixa de Gaza, na manhã de sábado, 3 de abril de 2004. O exército israelense periodicamente encontra e destrói túneis usados, de acordo com o exército, por militantes palestinos para contrabandear armas e explosivos do Egito para a Faixa de Gaza. (AP Photo/Oded Balilty, Pool)”.

Conclusão

Da nossa investigação, podemos dizer que a alegação é enganosa. A imagem de soldados israelenses sentados no chão com suas cabeças baixas é antiga e não tem ligação com o recente ataque do Hezbollah à IDF.

..

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳