Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
O candidato presidencial republicano Vivek Ramaswamy discutiu recentemente os medos dos judeus americanos e as ameaças internas que enfrentam depois que o Hamas atacou Israel em 7 de outubro. Ele então sugeriu que a Geração Z não os apoia.
A Geração Z, nascida entre o final da década de 1990 e o início da década de 2010, “está dividida 50-50 sobre se apoia o Hamas ou Israel”, disse Ramaswamy no discurso de 28 de outubro à Coalizão Republicana Judaica em Las Vegas. “Os jovens do país estão perdidos.”
É verdade que o Hamas — a organização política e militar que governa Gaza e é classificada como grupo terrorista pelo Departamento de Estado dos EUA — tem um forte apoio entre a Geração Z? Embora o comentário de Ramaswamy tenha surgido após uma série de incidentes anti-semitas em universidades dos EUA, as provas de que a Geração Z apoia amplamente o Hamas são escassas.
Uma sondagem revelou uma divisão de cerca de 50-50 entre os entrevistados mais jovens, mas baseou-se numa pequena subamostra de pessoas, e esse grupo etário também deu outras respostas na sondagem que pareciam contradizer o apoio ao Hamas. Três outras sondagens revelaram taxas mais baixas de apoio ao Hamas…
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸