Verificado: A foto de Gustavo Bolívar com Julián Gallo e Rodrigo Londoño, ‘Timochenko’, é uma montagem

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

Uma postagem no Facebook, compartilhada mais de 500 vezes e com 368 reações, mostra Gustavo Bolívar, candidato a prefeito de Bogotá pela coligação Pacto Histórico, abraçado ao senador Julián Gallo e Rodrigo Londoño, líderes do partido Comunes e ex-chefes das extintas FARC- EP guerrilha. Acima da imagem, aparece a logomarca da campanha Petro Presidente 2018 e, acima dela, o texto “ Aquele que chama Uribe de ‘matarife’. Aqui com dois açougueiros de verdade ”.

A imagem é divulgada desde 29 de julho no Facebook por contas como ‘ APOIO AO PRESIDENTE URIBE E AS FORÇAS MILITARES DA COLÔMBIA ‘ e, inclusive, uma publicação a compartilha junto com o texto ” Nós bogotanos votamos em Diego Molano “, candidato do partido Democrata Centro da prefeitura da capital.

O ex-senador Bolívar já foi alvo de outras montagens fotográficas, como contamos em “ Essa foto do Petro e do Bolívar segurando uma placa que diz ‘$… Dê o seu voto’ é uma montagem ”. Além disso, propriedades falsas foram atribuídas a ele por meio de imagens e filmagens nas quais ele aparece foram alteradas para deturpar suas declarações.

A suposta imagem de Bolívar com os ex-chefões das FARC-EP, com texto semelhante, aparece em trinado datado de 12 de maio de 2020. Por meio de busca reversa da foto, descobrimos que ele mesmo já o denunciou diversas vezes. uma manipulação digital. Isso foi feito no Twitter nos dias 21 e 26 de março de 2018, quando foi eleito deputado federal pela primeira vez, e em 12 de setembro de 2019 . No Facebook, ele o fez em 23 de março de 2018 e pediu a seus seguidores que o ajudassem a denunciar a conta do usuário Alfonso H Roldán García, que divulgou a imagem.

Junto com as publicações em que Bolívar denunciava a assembléia, ele sempre compartilhava a imagem que, segundo ele, é a foto original. Ao realizar uma busca reversa da imagem “original”, a encontramos publicada pela primeira vez às 9h19 do dia 21 de março de 2018, em um tweet dele mesmo que dizia: ” Candidato sem maquinário corrupto nem dinheiro de narcotraficantes ou d cacaus, prestes a ganhar a presidência. Não vamos perder esta oportunidade histórica. Vamos transformar os 3,3 milhões de votos da consulta em 9,9 milhões e vencer no primeiro turno. #PorPetroMeMultiplicoPor3 RT se aceitarem o desafio ” (sic)…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴