Verificado: ‘A Flórida tinha uma espécie de mandato porque estava aplicando a vacina, exigindo que todos tomassem a vacina.’

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

À medida que um novo reforço COVID-19 é lançado em todo o país, o ex-presidente Donald Trump acusou um de seus rivais de campanha de 2024, o governador da Flórida, Ron DeSantis, de anteriormente forçar as pessoas a tomar a vacina. 

“A Flórida tinha uma espécie de mandato porque eles estavam dando a vacina, estavam exigindo que todos tomassem a vacina”, disse Trump em entrevista a Megyn Kelly que foi ao ar em 14 de setembro em seu programa SiriusXM.

O PolitiFact revisou mais de duas dúzias de comunicados de imprensa e coletivas de imprensa do DeSantis em 2020 e 2021 sobre o lançamento da vacina. Não encontramos nenhum caso de DeSantis, ou de outras autoridades estaduais, exigindo que os residentes fossem vacinados. Um mandato é uma ordem oficial ou autoridade para executar uma política. 

Quando contatada para comentar, a campanha de Trump disse ao PolitiFact que DeSantis “essencialmente” tinha um mandato de vacina, “especialmente para lares de idosos”, enquanto o estado pressionava para vacinar os idosos da Flórida no início de 2021…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸