Verificado: A família Uribe Moreno está no conselho, mas não é dona da empreiteira da prefeitura de Federico Gutiérrez

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

Publicação sobre _ _ processo realizado por contratação direta com a Colombo Swiss Presence Corporation .

O ex-secretário da Prefeitura Esteban Restrepo, por sua vez , publicou , no dia 17 de janeiro, que “ por má gestão ” aquela entidade havia perdido aquele contrato durante a gestão anterior, da qual fazia parte sob o comando do ex-prefeito Daniel Quintero Calle. O ex-funcionário era candidato a governador de Antioquia pelo partido Independentes, liderado pelo mesmo ex-presidente distrital.

Capturas de tela dessas publicações foram replicadas em diferentes contas do Facebook ( 1 , 2 , 3 , 4 ) com mensagens como “ E ELE AINDA NÃO TEM UM MÊS NO PODER… ”, “ se colocaram ele lá [Gutiérrez] foi por isso ” e “ As pessoas boas e seus bons meninos ”.

A partir de então, entre 23 e 31 de janeiro, espalhou-se pelo passado a narrativa de que Federico Gutiérrez entregou recursos públicos à   família Uribe Moreno por criar ou difundir desinformação favorável ao governo de Gustavo Petro e contra a oposição. Nas publicações, insistia-se na mensagem de que a contratação comprometia “ a alimentação das crianças ”.

Na Colombiacheck perguntamos sobre a existência do contrato, a composição da referida Corporação e seus antecedentes. Consideramos que se trata de alegações questionáveis, dado que o contrato existe, mas a Presencia Colombo Suíça é uma entidade sem fins lucrativos a cujo conselho de administração pertenceram a esposa e os filhos do ex-presidente Uribe, o que não os torna seus proprietários…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴