Verificado: A família de Hugo Motta é envolvida em fraudes milionárias?

Apurado pelo site E-Farças

É verdade que a família do presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta está envolvida em fraudes milionárias?

A acusação começou a circular nas redes sociais na segunda semana de abril de 2025 e afirma que a mãe, a avó, os sogros e outros parentes próximos estariam envolvidos em fraudes milionárias. Alguns deles, segundo o que se espalhou, já são réus por fraudes e desvio de verba federal! 

Será que isso é verdade ou mentira?

O deputado federal Hugo Motta, eleito presidente da Câmara dos Deputados em 2025, se tornou alvo de ataques nas redes sociais em abril de 2025 por não se posicionar sobre colocar a votação a respeito da anistia para os presos de 8 de janeiro em pauta. Uma das versões que vamos analisar, compartilhadas no Twitter e nas demais redes sociais, afirma que o deputado estaria cercado de familiares envolvidos com crimes e fraudes milionárias, mas o que há de verdade nisso?

Ilanna Mota, mãe de Hugo Motta, foi presa preventivamente em setembro de 2016, em decorrência da Operação Veiculação, deflagrada em 9 de setembro de 2016 pela polícia Federal para apurar irregularidades em contratos públicos de locação de veículos feitos pelas prefeituras de Patos, Emas e São José de Espinharas. Além da Ilana – então chefe de gabinete da Prefeitura de Patos – a PF também prendeu os prefeitos René Caroca (de São José de Espinharas) e Segundo Madruga (de Emas).

Ilana Motta teve sua prisão transformada em domiciliar uma semana depois e ela foi absolvida das acusações em 2021. 

Francisca Motta, avó de Hugo Motta foi afastada do cargo de prefeita na mesma operação que investigava Ilana. Ela também foi absolvida em 2021, por falta de provas.

Os sogros de Hugo Motta são réus por fraude de R$ 4,8 milhões?

Severino Medeiros e Maria Eliane de Araújo Medeiros, sogros de Motta, foram denunciados pelo Ministério Público em 2019, juntamente com outras 12 pessoas, acusadas de participação num esquema que envolveu fraudes em licitação, corrupção e desvio de recursos públicos.  

René Trigueiro, foi preso na mesma operação que prendeu Ilana Motta, em 2016. Ele também foi solto dias depois e o processo foi encerrado em 2021.

No dia 03 de abril de 2025, Nabor Wanderley, pai de Hugo Motta e prefeito da cidade paraibana de Patos, foi envolvido em um escândalo de suspeita de fraudes e desvio de recursos federais na sua prefeitura. No entanto, segundo informou a Polícia Federal, Nabor não é alvo das investigações. A principal suspeita é uma servidora da Prefeitura da cidade que não teve sua identidade divulgada. 

As acusações contra familiares de Hugo Motta, espalhadas nas redes, mistura dados reais e antigos, com investigações em curso!..

Veja a apuração completa no site E-Farças