Verificado: A falsa primeira página do jornal Standard afirma que o ex-presidente queniano criticou o governador por causa do orçamento do caixão

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: Esta primeira página afirma que o vice-presidente deposto do Quênia, Rigathi Gachagua, criticou o governador do condado de Trans Nzoia, George Natembeya, por ter um orçamento de KSh5 milhões (US$ 38.000) para caixões. Mas o orçamento é adulterado.

A primeira página, datada de 22 de abril de 2025, tem como manchete : “Gachagua critica o orçamento-caixão de Natembeya”. Ela traz uma foto do ex-vice-presidente queniano Rigathi Gachagua e do governador do condado de Trans Nzoia, George Natembeya . 

Trans Nzoia fica a cerca de 400 quilômetros de Nairóbi, capital do Quênia.

Parte do texto abaixo do título diz : “CAIXÕES: O ex-vice-presidente Rigathi Gachagua criticou duramente o governador de Trans Nzoia, George Natembeya, pela controversa alocação de Ksh5 milhões para caixões no orçamento do condado.” 

O texto afirma que as críticas de Gachagua se devem ao passado de Natembeya como administrador provincial. Atribui a Gachagua a seguinte citação: “Isto não é como ser um comandante regional. Liderança neste nível exige visão, não planos funerários.”..

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦