Verificado: A falsa imagem de uma explosão no Pentágono levanta brevemente dúvidas nos mercados

Apurado pelo site Le Monde 🇫🇷

Uma pseudofotografia gerada por inteligência artificial foi compartilhada por contas financeiras, bem como pela mídia russa, em uma nova escalada de desinformação.
Uma imagem de uma (falsa) explosão perto do Pentágono, transmitida na segunda-feira, 22 de maio, nas redes sociais, provocou uma queda momentânea de 0,3% nas cotações das ações nos Estados Unidos, no que talvez seja, nota a agência Bloomberg (o real one) , “o primeiro caso de uma imagem gerada por inteligência artificial tendo influenciado o mercado de ações”.

A “falografia” apareceu por volta do meio-dia. De acordo com a AFP, a mensagem relacionada mais antiga vem do CBKNews, uma conta no Twitter que publica inúmeras teorias da conspiração QAnon com imagens ou vídeos atraentes. “Explosão perto do prédio do Pentágono ” , escreveu ele , completo com emojis de luz piscando e o slogan Trumpista “Make America Great Again”, em sua versão abreviada, MAGA.

Sua história poderia e deveria ter permanecido confidencial. Mas, como muitos teóricos da conspiração desde a aquisição da plataforma por Elon Musk, a CBKNews beneficia do botão azul Twitter Blue, que já não corresponde a uma conta certificada, mas permite aumentar a sua audiência e a sua visibilidade, mediante subscrição. cerca de dez dólares por mês.

Durante semanas, os observadores da desinformação se preocuparam com a discórdia causada pela introdução de Elon Musk da assinatura do Twitter Blue, que agora permite que qualquer impostor tenha, aparentemente, tanta credibilidade quanto uma conta oficial.

“O distintivo azul foi útil para saber o que era uma situação de crise real e o que era uma farsa. Não estava ali para dar status ao seu dono, mas para atestar sua autenticidade ” , lamenta Juliette Kayeem , ex-secretária adjunta de assuntos internos de Barack Obama e agora analista de segurança nacional da CNN…

Veja a apuração completa no site Le Monde 🇫🇷