Verificado: A escola de samba Vai-Vai recebeu mais de R$ 2 milhões da Lei Rouanet para demonizar policiais?

Apurado pelo site E-Farças

A afirmação surgiu nas redes sociais no final da primeira quinzena de fevereiro de 2024, poucos dias após o segundo dia do desfile das escolas de samba do grupo especial de São Paulo, em 10 de fevereiro. Segundo o que se espalhou, o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Vai Vai teria recebido cerca de dois milhões de reais do governo federal, por meio da Lei Rouanet, para demonizar policiais! 

Será que isso é verdade ou mentira?

A escola de samba teve um pedido de incentivo via Lei Rouanet, mas o processo foi arquivado por falta de patrocinadores.

No dia 25 de julho de 2023, o Ministério da Cultura autorizou a captação de recursos para o projeto número 01400012742202332, chamado “Capítulo 4, Versículo 3 – Da rua e do povo, o HipHop: Um Manifesto Paulistano”, solicitado pelo Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Vai Vai – escola de samba do grupo especial de São Paulo.

Na petição, a Vai-Vai explicou que o pedido se refere à “Produção e realização do desfile do Vai-Vai no grupo especial do Carnaval 2024 de São Paulo, onde serão distribuídas fantasias para a comunidade. Realização de oficina de bateria como contrapartida social”. 

A escola explica no projeto que, além da geração de empregos, pretendia distribuir gratuitamente 2.000 fantasias para comunidade. Na proposta também estavam incluídos cursos gratuitos sobre instrumentos de percussão que formam uma bateria de escola de samba.

Apesar do projeto ter sido aprovado, a Vai-Vai explicou que o processo foi arquivado, pois a escola não conseguiu arrecadar o mínimo exigido pela Lei Rouanet entre os patrocinadores…

Veja a apuração completa no site E-Farças