Verificado: A diminuição dos números do desemprego na África do Sul é uma boa notícia, mas o contexto, como sempre, é importante

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

O chefe de política do ANC confirmou a afirmação de Mbalula e disse que esta se baseava na definição alargada de desemprego, que inclui aqueles que não procuram activamente trabalho, e é considerado um indicador confiável.

Em 4 de Setembro de 2023, dia do comício de revisão do ANC, o secretário-geral Fikile Mbalula publicou um gráfico no X (antigo Twitter) afirmando que sob o governo do partido, o desemprego tinha diminuído “durante sete trimestres consecutivos desde 2021”. Quando alguns de nossos leitores nos pediram para analisar a reclamação, levantamos os números.

Existem várias maneiras de medir o desemprego , incluindo a análise do número de pessoas desempregadas, a taxa oficial de desemprego e uma versão ampliada da taxa de desemprego.

A Dra. Bianca Chigbu pesquisa trabalho e emprego na África do Sul e leciona sociologia na Universidade de Fort Hare, na província de Eastern Cape. Ela disse ao Africa Check que embora o número de pessoas desempregadas possa ser útil, este indicador não leva em conta as mudanças no tamanho da força de trabalho. As taxas de desemprego , que mostram a percentagem da força de trabalho que está desempregada, dão uma imagem mais precisa das tendências ao longo do tempo, disse Chigbu. 

O chefe de política do ANC, Fébé Potgieter, disse ao Africa Check que a afirmação se baseava na definição alargada de desemprego. Isto inclui pessoas desempregadas que não procuram ativamente trabalho (“ candidatos desanimados à procura de emprego ” e pessoas que não procuram por outras razões, como viver muito longe de potenciais empregos)…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦