Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Quer você esteja embrulhando um carrinho de brinquedo ou pendurando enfeites de Natal, há uma grande chance de você estar lidando com produtos feitos em uma fábrica chinesa.
Um dia depois de o presidente Donald Trump ter dito, durante uma entrevista sobre suas políticas tarifárias, que meninas nos EUA não precisam “ter 30 bonecas”, alguns comentaristas políticos discutiram a influência da China no mercado de brinquedos americano. Os EUA atualmente aplicam uma tarifa de 145% sobre produtos da China.
“A China produz 80% de todos os brinquedos vendidos neste país e 90% de todos os produtos de Natal vendidos no país”, disse Charles Blow, ex-colunista do New York Times, durante uma aparição em 5 de maio no programa “NewsNight with Abby Phillip”, da CNN. “Temos muita influência sobre a China. A indústria de Natal e de bonecas não é uma delas.”
Blow disse ao PolitiFact que sua fonte era uma reportagem do The New York Times de 29 de abril. A reportagem dizia: “As fábricas na China produzem quase 80% de todos os brinquedos e 90% dos artigos de Natal vendidos nos Estados Unidos.”
Os dados mostram que esses números são arredondados, mas não muito distantes…
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸