Apurado pelo site E-Farças
A alegação voltou a circular nas redes sociais na segunda semana de novembro de 2023, em vídeos publicados no Instagram e no TikTok, e afirma que a brincadeira do “Fusca Azul” teria surgido após um erro na pintura de alguns veículos numa das fábricas da Ford, no ano de 1914.
Segundo o que se espalhou, o empresário Henry Ford teria chegado na sua fábrica de surpresa quando notou que os veículos do modelo Ford T estavam saindo da linha de montagem com um tom azulado. A alegação ainda afirma que Henry Ford ficou tão bravo com o erro que chamou o responsável pela falha e lhe desferiu vários tapas em suas costas.
O caso teria virado piada entre os funcionários da fábrica, que começaram a dar socos de leve uns nos outros quando um automóvel saía azul da linha de montagem. Daí, o costume foi sendo adotado e alterado pelas pessoas até chegar no fusca azul.
Será que isso é verdade?
Não há nenhuma prova de que supostos socos dados por Henry Ford em um funcionário por esse ter errado na cor de seus veículos e tampouco que isso tenha originado no jogo do “Fusca Azul”.
Em primeiro lugar, o Fusca é um veículo de outra montadora, a Volkswagen, e sua estreia data do início da década de 1930, na Alemanha. Além disso, não encontramos nenhuma comprovação de que Henry Ford tenha mesmo protagonizado essa cena violenta sobre a cor errada dos seus carros.
É verdade que Ford dava preferência para cor preta nas suas criações. Ele, inclusive, teria dito seguinte frase, durante uma reunião de vendas:
Algumas fontes apontam que o empresário preferia o preto em seus carros, pois essa cor secava mais rapidamente que outras. No entanto, não encontramos nada que comprove essa alegação.
Tudo indica que, apesar de serem fabricados veículos de outras cores, Henry Ford optava pelo preto apenas por uma questão de praticidade e logística, além dessa cor ter sido escolhida por ser mais barata e durável. Também é comprovado que foram usados mais de 30 tipos diferentes de tinta preta para pintar os Modelos T, na época…