Apurado pelo site E-Farças
Nayara Andrejczyk, uma das pessoas atendidas em rede de fast food por Donald Trump em campanha, foi uma das primeiras brasileiras deportadas dos Estados Unidos?
A afirmação surgiu nas redes sociais no final de janeiro de 2025, sendo compartilhada também em grupos de WhatsApp e Telegram. De acordo com o que foi disseminado, a brasileira Nayara Andrejczyk, uma das clientes atendidas por Trump em uma rede de fast food pelo então candidato à Presidência Donald Trump, nos Estados Unidos, teria sido uma das primeiras imigrantes a serem deportadas para seu país natal.
A mulher ficou conhecida após ser uma das atendidas por Donald Trump em um drive thru do McDonalds, em novembro de 2024, quando pediu para o então candidato “não deixar os Estados Unidos virarem o Brasil” e agora, segundo o que se espalhou, teria provado do próprio veneno, sendo uma das primeiras deportadas pelo presidente recém-eleito.
Será que isso é verdade ou mentira?
No dia 24 de janeiro de 2025, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou um memorando que visa a expulsão de 1,4 milhão de imigrantes ilegais de seu país. Com isso, mais de 500 pessoas foram presas e o processo de deportação foi iniciado. O primeiro vôo chegou ao Brasil com 158 deportados no mesmo dia 24, e o nome de Nayara não aparece na lista de passageiros.
Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:
Também não encontramos o nome da brasileira no site oficial da U.S. Immigration and Customs Enforcement, onde o Sistema Online Para Localização de Detentos disponibiliza para consulta pública:
No dia 25 de janeiro de 2025, a própria Nayara postou um vídeo no seu perfil do Instagram, explicando que não foi deportada e que continua nos Estados Unidos, onde vive há mais de 25 anos:
Nayara Andrejczyk conseguiu a cidadania americana há mais de uma década e, por isso, não é considerada imigrante ilegal nos Estados Unidos. Segundo reportagem de Léo Valente, Andrejczyk é baiana, nascida em Vitória da Conquista, e atualmente é instrutora de tiro nos EUA…
Veja a apuração completa no site E-Farças