Verificado: A bandeira que os alunos carregam nesta escola na Argentina não é a do coletivo LGTBI, mas a do cooperativismo

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

A escola explica que é a bandeira de sua origem cooperativa e que foi confundida com a LGTBI devido a um tweet da candidata a vice-presidente argentina Victoria Villarruel

Desde meados de agosto, circula no X (antigo Twitter) um vídeo no qual um grupo de crianças pode ser visto entrando em uma sala carregando uma bandeira com as sete cores do arco-íris e que tem sido usada para espalhar viralmente que se trata de uma escola na Argentina onde obrigaram os alunos a “carregar bandeiras do lobby esquerdista LGTBI”. Porém, trata-se de uma farsa, pois a bandeira que carregam não é a deste grupo, mas sim a insígnia que simboliza o cooperativismo, ou seja, a associação de pessoas através dos valores e do funcionamento das cooperativas. A própria escola, diante da viralização da mensagem, divulgou comunicado em que explica a situação e nega que se trate da bandeira LGTBI. 

A farsa surge como resultado de um tweet da deputada nacional Victoria Villarruel. Ela é candidata a vice-presidente do partido de extrema direita La Libertad Avanza, que, liderado por Javier Milei , venceu as primárias na Argentina e disputará a presidência do país nas próximas eleições de 22 de outubro de 2023.

No dia 18 de agosto, Villarruel postou a seguinte mensagem em seu perfil oficial X, onde possui mais de 255 mil seguidores: “Isso está acontecendo em uma escola pública de CABA -Cidade Autônoma de Buenos Aires-, o mesmo está acontecendo com a bandeira Mapuche em escolas na Patagônia. No nosso governo a bandeira que agita e nos une é a bandeira argentina, acabou a doutrinação e arquivamento da nossa identidade como país.” 

Esta afirmação foi feita em referência ao vídeo que anexou à sua mensagem e no qual se vê um grupo de crianças vestidas com batas escolares a entrar numa sala sob aplausos enquanto vários adultos os gravam com telemóveis. Na parede posterior existe um cartaz onde se pode ler a data “17 de agosto” e a frase “Passo para a imortalidade do General José de San Martín”. Esta é uma festa na Argentina que comemora a morte deste general, que, como explica o site do Governo argentino , foi uma figura de destaque na independência deste e de outros países sul-americanos…

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸