Verificado: A alegação do teste de cidadania da Coalizão é enganosa

Apurado pelo site AAP 🇦🇺

Altos políticos da oposição dizem que a queda nas taxas de aprovação no teste de cidadania da Austrália é culpa do governo albanês porque não conseguiu defender os valores australianos.

A afirmação é enganosa. A grande queda nas taxas de aprovação aconteceu depois que o antigo governo de Morrison adicionou uma seção sobre valores australianos ao teste de cidadania em novembro de 2020.

A taxa de aprovação desde que os Trabalhistas tomaram posse em maio de 2022 é quase idêntica à taxa de aprovação durante os últimos meses de mandato da coligação.

A afirmação foi feita num comunicado à imprensa da coalizão pelo porta-voz da oposição sobre imigração, Dan Tehan , em 10 de janeiro de 2024.

O comunicado à mídia disse que a taxa de aprovação no teste de cidadania foi em média de 79,3 por cento nos últimos cinco anos do governo de coalizão (2017 a 2021 inclusive) e caiu para 65 por cento nos primeiros 15 meses do governo trabalhista de Anthony Albanese (junho de 2022 a agosto de 2023). ). 

Tehan afirmou que a queda aconteceu porque o Partido Trabalhista “não estava investindo nos valores australianos e na cidadania australiana e este é o resultado… as taxas de aprovação no teste de cidadania estão caindo”…

Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺