Verificação de fatos: o vídeo viral da explosão da barragem de Kakhovka é antigo

Apurado pelo site Deutsche Welle 🇩🇪

Partes da região de Kherson, no sul da Ucrânia, ocupada pela Rússia, estão atualmente inundadas após uma grande explosão na barragem de Kakhovka .

Quase 100 cidades e vilarejos na Ucrânia podem estar submersos em breve, de acordo com uma estimativa de uma organização não-governamental ucraniana. O Centro Mundial de Dados para Geoinformática e Desenvolvimento Sustentável disse que pode levar de cinco a sete dias para que as massas de água sejam drenadas. Esforços de evacuação estão em andamento.

Embora o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy tenha acusado “terroristas russos” de explodir a usina hidrelétrica de Kakhovka por dentro, o prefeito da cidade de Nova Kakhovka, Vladimir Leontyev, instalado pelo Kremlin, falou de um “ataque terrorista dirigido contra civis – os ucranianos fizeram isso. ” Alegações em torno da destruição da barragem Dnipro perto de Kakhovka também estão dominando a mídia social.

Reivindicação: Um vídeo que pretendia mostrar a explosão se tornou viral. “O momento em que a barragem de Nova Kakhovka explodiu”, escreveu um usuário sobre o vídeo, que já foi visto mais de 200.000 vezes. O mesmo vídeo foi visto mais de 850.000 vezes  em outro tweet no qual um usuário afirma que “as forças de ocupação russas explodiram a usina hidrelétrica de Kahovka”.

s: enganosa…

Veja a apuração completa no site Deutsche Welle 🇩🇪