Apurado pelo site Deutsche Welle 🇩🇪
Após a surpreendente reviravolta de sábado após uma suposta tentativa de golpe de Yevgeny Prigozhin e seu Grupo Wagner , o mundo ainda está procurando por respostas. Prigozhin aparentemente queria derrubar o ministro da Defesa russo – e possivelmente até mais.
Desde o fim de semana, inúmeras fotos e vídeos têm circulado online, supostamente mostrando batalhas entre mercenários de Wagner e tropas russas. Alguns, no entanto, foram retirados de jogos de computador como “Arma 3” ou “Call of Duty”.
Reivindicação: esta foto , compartilhada mais de 600.000 vezes no Twitter enquanto este artigo estava sendo publicado, afirma mostrar uma imagem de uma câmera de segurança gravando um “ataque total ao Aeroporto Internacional de Moscou” por “mercenários de Wagner”.
s DW: Falso.
Este tweet viral não é prova de um ataque das forças de Wagner em um dos quatro aeroportos internacionais de Moscou. Na verdade, a foto mostra uma cena de um videogame. O instantâneo granulado em preto e branco é difícil de verificar. No entanto, os flashes do cano das armas parecem ser falsos, lembrando nuvens em vez de explosões reais. Uma pesquisa de imagem reversa revela rapidamente a fonte real da imagem: uma entrada de blog descrevendo uma cena no jogo de 2009 “Call of Duty: Modern Warfare 2” – um dos jogos de tiro em primeira pessoa mais populares do mundo…