Vaping prejudica exagerado em vídeo viral

Um vídeo amplamente compartilhado no TikTok e no Instagram exagera e deturpa os riscos do vaping.

Apurado pelo site Fullfact 🇬🇧

Um vídeo no TikTok com 2,3 milhões de visualizações exagera os danos do vaping, fazendo várias afirmações exageradas ou falsas sobre conteúdo de nicotina, química cerebral e risco de ataque cardíaco. O vídeo afirma “Fique longe dos Geek Bars […] Envie isso para alguém que precisa ver isso e potencialmente salvar uma vida”. Também aparece no Instagram .

Vapes, ou cigarros eletrônicos, foram usados ​​ocasionalmente ou diariamente por 7,7% dos maiores de 16 anos na Grã-Bretanha em 2021, um aumento em relação aos anos anteriores. Fumantes atuais e ex-fumantes são mais propensos a usar os produtos, com apenas 1,5% das pessoas que nunca fumaram fazendo isso . 

Vapes aquecem ‘e-líquido’ (geralmente contendo nicotina, a droga viciante do tabaco) para um vapor que as pessoas podem inalar, produzindo substâncias menos prejudiciais do que as geradas pela queima do tabaco em um cigarro.

Abordamos a conta ‘Fatlossfoodie’ que postou o vídeo no Tiktok pela primeira vez para comentar, bem como a conta ‘loudeanie’ que postou o vídeo no Instagram, mas não recebemos uma resposta antes da publicação.

O vídeo mostra uma foto de um Geek Bar padrão e afirma que é equivalente a 125 cigarros…

Veja a apuração completa no site Fullfact 🇬🇧