Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
Em março de 2023, o departamento sul-africano de água e saneamento comemorou o mês nacional da água com campanhas de defesa e conscientização para conservar e usar a água de maneira sustentável.
Em entrevista à emissora sul-africana NewzRoom Afrika , o ministro da água, Senzo Mchunu , afirmou que as restrições de água enfrentadas por muitos residentes da província de Gauteng eram resultado do alto consumo de água.
Os residentes de Gauteng usaram até 233 litros por pessoa por dia, disse ele , “muito acima da média de 173 [litros] em todo o mundo”. Pouco depois, citou um número ainda maior, dizendo que “só em Gauteng consomem cerca de 300” litros por pessoa por dia.
A Africa Checked investigou essa alegação em janeiro de 2023, quando a Rand Water , empresa de abastecimento de água de Gauteng, afirmou que o consumo de água por pessoa por dia na província era superior a 300 litros, contra uma média mundial de 173 litros.
Fomos alertados sobre a declaração de Mchunu por meio de ferramentas de inteligência artificial (IA) que monitoram instâncias repetidas da mesma reivindicação. Veja por que ainda está incorreto…