Um vídeo de disparos de armas de Mianmar é viral nas redes sociais como a situação atual em Manipur.

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

No mês passado, no estado de Manipur, no nordeste da Índia, surgiram confrontos entre moradores pertencentes a duas comunidades diferentes, a tribo Meitei e Kuki. Muitas pessoas perderam a vida e muitas foram encontradas feridas. O exército indiano e as forças paramilitares tiveram que intervir para controlar a situação. 

As mídias sociais estão inundadas com postagens e vídeos de vários tipos de violência que afirmam ser de Manipur. Em um desses vídeos, um grupo de pessoas pode ser visto atirando enquanto se protege atrás de uma parede. Este vídeo de um minuto mostrou várias rodadas de balas sendo disparadas e no final do vídeo foi solicitado ao PM Modi e ao Ministro do Interior Amit Shah para resolver o problema. Foi alegado que este vídeo é uma situação recente em Manipur. 

No entanto, Fato Crescendo considerou a alegação falsa. Este é um vídeo antigo de Myanmar e não de Manipur. 

Qual é a reclamação? 

Compartilhando o vídeo, usuários de mídia social afirmam que a condição em Manipur ainda não é estável e é difícil sobreviver em tal situação quando há tiros por toda parte. Militantes do Kuki em Manipur estão atirando dia e noite. 

Facebook | Arquivo

-..

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳