‘Um homem foi realmente morto’ durante os protestos de 2020 contra a brutalidade policial em Raleigh

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Em uma pressão por penalidades mais rígidas para os manifestantes, um importante republicano da Carolina do Norte está confundindo os fatos sobre os protestos que ocorreram em 2020.

O porta-voz da Câmara dos Deputados do estado, Tim Moore, está pressionando por um projeto de lei que tornaria o tumulto um crime se causar $ 1.500 em danos à propriedade ou se alguém for ferido ou morrer. O projeto de lei também permitiria que os proprietários processassem os manifestantes por danos. Estas estão entre as propostas que os críticos consideram desnecessárias e potencialmente racistas contra os manifestantes negros.

O governador democrata Roy Cooper vetou uma versão anterior do projeto de lei depois que ele chegou à sua mesa em 2021, alegando que intimidaria manifestantes pacíficos. Agora que os republicanos ganharam mais poder no Legislativo, porém, Moore está recirculando sua proposta e atestando pessoalmente por que ela é necessária.

Esses comentários se destacaram para PolitiFact North Carolina e WRAL, seu parceiro que cobriu vários dias e noites de protestos em Raleigh após o assassinato de George Floyd por um policial em Minneapolis em 2020. Um relatório do Departamento de Polícia de Raleigh sobre os protestos de 30 de maio a 7 de junho naquele ano, houve danos materiais, violência e ferimentos em 14 policiais. Ele mencionou quatro acusações de tumultos criminais; quatro acusações de danos à propriedade; e 19 acusações de saque ou roubo…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸